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Maratona Mude

Postado em 02/10/2014

      A Abicalçados promoveu durante os dias 26 e 27 a Maratona Mude, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre/RS. Foram dois dias muito intensos de batalha criativa e maratona de conteúdo, que contou com oito palestras e quatro workshops. O intuito do evento foi enfatizar a importância do desenvolvimento do design para aumentar a competitividade dos calçados brasileiros no cenário internacional. Os grupos participantes da batalha, contaram com o consagrado designer brasileiro Lino Villaventura como mentor durante a competição. 

 

      As quatro equipes tiveram 24 horas para construir três protótipos de calçados femininos de acordo com o briefing ‘’brasilidade’’. Os vencedores foram Camila Puccini, bacharel em Design com habilitação em moda, Cícero Ribeiro, estudante de Artes Visuais, Vinícius Kniphoff, Designer Visual e Ana Sabi, fotógrafa e estudante de Design Gráfico. Eles apresentaram três protótipos de calçados inspirados no primeiro avião, o 14-bis, criado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. O processo contou com o calçado sem processo de colagem, que permitia o reaproveitamento integral do material, de acordo com conceitos de sustentabilidade. ‘’Fomos a única equipe que construiu o solado na impressora 3D e o resultado foi satisfatório, esperamos conseguir decolar nosso avião’’, conta Vinícius Kniphoff, represtante da equipe vencedora. Os prêmios foram R$15 mil reais, bolsa integral para o curso de Design no Instituto Europeo di Design (IED), a ser realizado na Abicalçados e vale compras de R$500 nas lojas GAP.

 

 

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      Dario Henke, consultor de Design estratégico da Abicalçados, explica que a ideia da competição é focar no processo de produção calçadista, ‘’O mote é trabalhar o design não só observando resultados, mas focalizar o processo, de onde vem as ideias, porque, na moda, existe muita cópia e poucos são vanguardistas.’’, comenta Dario. 

 

      Para Lino Villaventura, temos uma cultura colonizada que nos faz pensar que tudo o que vem do estrangeiro é melhor. Temos que partir de qualidade e originalidade para competirmos em nível internacional. O designer coloca que o evento é uma ótima oportunidade para profissionais demonstrarem criatividade e inovação no segmento. Um dos critérios de avaliação que ele fez questão, foi o uso dos sapatos e enfatizou que a principal característica de um calçado seja qualidade e conforto. ‘’Você ganha consumidores, admiração do mercado e interesse a partir da qualidade e originalidade, qualidade nós tempos, o que nos falta é originalidade’’, comenta. ‘’Foi realmente uma maratona, as quatro equipes trabalharam como se trabalha no ambiente da indústria, com as dificuldades inerentes ao processo como pressão por prazos, falta de materiais e necessidade de improvisos’’, disse o designer. ‘’A moda brasileira esta caminhando para ter uma identidade própria, com o calçado não seria diferente’’, completa.

 

      Após a batalha criativa, a Maratona Mude contou com oito palestras sobre criatividade, inovação, design, sustentabilidade, tendência, entre outros temas. Atingindo um público de 500 pessoas, entre estudantes, profissionais ligados ao setor, jornalistas e formadores de opinião. Roberta Weiand, idealizadora do Pret-a-template deu início ao ciclo de palestras, seguida de Bruna Ortega, diretora de moda da WGSN, Ítalo Massaru e Clayton Carneiro, diretores de arte e criação da revista Vogue Brasil, André Hidalgo, fundador e diretor da Casa de Criadores, João Pimenta, estilista, Rodrigo Krug, diretor da Cliever 3D, Edson Matsuo, ativista criativo da Melissa, Dimitri Mussard, representante da marca Twins For Peace no Brasil. 

 

      Além das palestras, o evento contou também com quatro workshops realizados em parceria com o Insituto Europeo Di Design (IED).

 

 

 

      Conversamos com uma das participantes das equipes da batalha criativa, Bruna Meurer, estudante de Design, que nos contou um pouco de como foi a experiência dela ‘’ Ser selecionada foi uma grande alegria tanto pra mim quanto pra minha equipe, ficamos super contentes e empolgados com esse grande desafio, afinal desenvolver 3 protótipos conceito sem ter qualquer noção qual material ia ser disponível, é colocar a cara para bater. A experiência foi incrível, ter o Lino Villaventura nos dando toda a assistência, as pessoas do shopping passando e acompanhando nosso desenvolvimento, pensar numa estratégia juntamente com o cronometro, choro de felicidade em ver nossos modelos saindo do papel e virando realidade, tudo feito por nós. A Maratona Mude tem extrema importância para expor o design calçadista brasileiro em evidencia. O designer tem que ''dar a cara pra bater'', ousar e por em pratica suas ideias e nada como 24 horas de puro improviso para provar isto. Todas as equipes fizeram um excelente trabalho estão todos de parabéns, só de participar somos vencedores.’’ .

 

      Também conversamos com Camila Puccini, da equipe vencedora, que também nos deixou a sua opinião sobre a Maratona Mude ‘’ O processo de participar de tal evento, com a presença de renomados profissionais do setor, é extremamente gratificante. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoas das quais admirávamos e delas receber críticas e elogios acerca do projeto desenvolvido. Obter o feedback positivo de um trabalho, para nós designers, é a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. É uma oportunidade única! acreditamos que todo profissional deva participar de eventos que sigam a mesma linha, se desafiarem e mostrarem seus trabalhos para o público sem ter medo de críticas!’’.

 

Publicado em: Cultura

LRB - Inverno 2015

Postado em 25/09/2014

      Ontem visitamos o Show Room da LRB Tecidos, em Novo Hamburgo durante o evento de lançamento da nova coleção da empresa, que apresenta as novidades para o Inverno 2015.

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      A grande aposta desta coleção são os tecidos diferenciados, com um mix de texturas sobrepostas com estampas, além disto os metalizados, também tem forte destaque dentre os novos produtos.

 

      Nota-se uma busca por novos processos, resultando em uma gama interessante de texturas que aparecem entre tramados, metalizados com glitter, estampas em alto e baixo relevo e lavagens stoned em jeans e lonas. Outro destaque é a importância do trabalho manual, a técnica permite chegar a resultados únicos em relação a acabamentos e superfícies.

 

      A inspiração veio das sensações, dividindo-se em:

Contemporâneo – que apresenta o toque macio, o peso equilibrado e a estrutura que mescla rigidez e maleabilidade, 

Original – olhar irreverente envolto em cores e tendências e;

Intenso – que mostra a alegria pulsante das cores, a fibra e a força das flores.

 

      Na cartela de cores, aparece em destaque o pink, nude, marinho, vermelho, celeste, oliva, café, preto, areia e bordô.

 

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      A LRB acredita em uma boa aceitação do mercado, devido a um trabalho intenso de pesquisa e desenvolvimento. A parceria entre a  Compor e LRB resultou em uma coleção que atende as principais tendências e aposta em tecidos e tramas únicas/diferencias. As novidades estão ótimas e vale a pena conferir de perto! Desejamos muito sucesso para a empresa nestas novas apostas!

 

Publicado em: Tendência

Twins For Peace

Postado em 18/09/2014

       A Twins for Peace, foi criada em 2009, pelos gêmeos herdeiros do Grupo Hermés, Maxime e Alexandre Mussard. Além do design criativo e os sapatos serem muito bem feitos eles tem a proposta maior: para cada par de sapatos que são comprados, outro par é doado a uma criança carentes.

       Eles acabaram ficando famosos e respeitados desde o público fashionista aos críticos mais sérios.  A idéia dos herdeiros veio de uma viagem que fizeram para a África do Sul. Como os irmãos são apaixonados por futebol e levam a bola pra onde vão, perceberam que quando iam jogar com alguma pessoa, principalmente crianças de lá, elas não tinham nenhum tipo de sapato para jogar bola e muitas vezes, nem mesmo para calçar no dia a dia.

      Os tênis são feitos artesanalmente em uma fábrica familiar e são usados materiais reciclados na sua produção. Atuam hoje em dia em entidades selecionadas, que recebem os sapatos e entregam as crianças que precisam. Aqui no Brasil o embaixador da marca é o ex jogador Raí e a fundação beneficiada é a Gol de Letra.

 

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      “Os sapatos revelam, de maneira objetiva e muito particular, a personalidade de uma pessoa. Por isso, escolhi criar uma marca de sapatos cuja ação social pudesse trazer duas alegrias: uma pelo cliente firmar sua personalidade ao vestir um Twins e outra pela criança que também será contemplada pela marca com um par de tênis”, diz Maxime Mussard.

 

 

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      Os tênis da Twins for Peace podem ser adquiridos no Brasil na loja no Shopping Jardins em São Paulo ou através do site Twinsforpeace.com. No site você também pode saber mais sobre a marca e onde encontrar. Esta é uma iniciativa que inspira.

 

Publicado em: Cultura

Workshop Sistema Moda Brasil – Fortaleza/CE

Postado em 12/09/2014

      A Assintecal (Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) está promovendo workshops pelo país para promover o conceito do Sistema Moda Brasil, criado em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para integrar as entidades da cadeira brasileira de moda. O SMB tem como alguns de seus objetivos desenvolver projetos que beneficiem a indústria da moda, compartilhar e integrar informações e experiências, buscar soluções em conjunto para problemas comuns, incentivar o cooperativismo e associativismo e desenvolver inteligência competitiva, entre muitos outros.

      No dia 28 de agosto, aconteceu o último Workshop Sistema Moda Brasil, na cidade de Fortaleza/CE, onde reuniu mais de 130 pessoas na FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará). O evento contou com quatro palestrantes que falaram sobre diversos assuntos relacionados ao tema. Tatiana Ritzel - ‘’Atendimento Tecnológico e Consultoria em Design’, Walter Rodrigues – ‘’Integração do Sistema Moda Brasil’’, Lucius Vilar ‘’Planejamento de Coleção’’ e Carol Garcia – ‘’Presumers: os novos influenciadores da indústria de moda e o impacto das redes sociais na imagem da marca’’.

 

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      Aconteceram também, no mesmo dia, as primeiras consultorias na Materioteca de Fortaleza. Estas Materiotecas, tanto as físicas como as virtuais, tem como objetivo facilitar o acesso das empresas de calçados, empresários, designers e estilistas a diversos tipos de componentes.

      Além de empresários, estiveram presentes Ricardo Zanatta Bortoli, analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Luiza Lorenzetti, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT); Maria Oirta Vasconcelos, gerente do Senai parangaba e Fernando Ribeiro de Melo Nunes, diretor regional do Senai/CE.

      O evento foi realizado pela Assintecal juntamente com o CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil)  e ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e contou com o apoio do Sebrae e parceria do Senai/CE, Sindcalf, Sinditêxtil, Sindroupas e Sindiconfecções.

 

Publicado em: Cases

O retorno da sandália Birken

Postado em 04/09/2014

 

      A sandália que divide opiniões está de volta para o mercado e para os pés de todo o mundo novamente. O modelo foi originalmente lançado pela alemã Birkenstock em 1964. As sandálias viraram febre em 1967 com sua fama por trazer alívio imediato para os pés, dizem que as Birkens são as havaianas alemãs da década de 90. Se popularizou primeiramente no hemisfério norte, onde é usada com tudo, saias curtas e longas, calças jeans, calças de alfaiataria, shorts e etc. 

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     Um dos ressurgimentos atuais da Birken foi com a Céline nas passarelas em 2013.

 

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      Alguns amam o visual relaxado e o conforto, mas também por outro lado há a parte que não concorda e torce o nariz para o retorno das birkens. A sola da sandália é modelada para que o pé se acomode nela, sendo as laterais levemente viradas para cima. Apesar da opinião dividida sobre o visual da sandália , ela é apontada como a aposta do verão 2015 no Brasil e as marcas nacionais se anteciparam e estão lançando um ou mais modelos renovados da sandália com estampas e cores vibrantes.

     Arezzo é uma das marcas brasileiras que está apostando no modelo, trazendo um designinspirado no estilo hippie chic para um look fashion e despojado.

 

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Publicado em: Tendência

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