« Anterior Próxima »

Tecidos tridimensionais

Postado em 07/08/2015

      As designers Mika Barr e Eliza Strozky criaram tecidos que parecem origamis, utilizando as mais variadas técnicas para criar efeitos tridimensionais incríveis sobre o tecido.

      A Especialista em design têxtil Mika Barr, desenvolveu a partir de um processo de serigrafia e tingimento artesanal, uma série de formas geométricas e angulares rígidas sobre tecidos moles, que se dobram e se transformam em formas tridimensionais. A ideia surgiu a partir da observação de flores e estruturas diferentes encontradas na natureza. O que chama a atenção é que este técnica têxtil é bem simples, pois consiste apenas no tingimento artesanal do tecido e serigrafia com formas geométricas poligonais, e o resultado é incrível, os tecidos podem se transformar em luminárias, pufes, cadeiras, bolsas e o que mais você quiser.

 

mika2mika

 

     Já a designer Elisa Strozky, inova usando um material tradicional criando novas formas a experiências, transformando madeira em tecido flexível. Isso mesmo, ela cria tecidos tridimensionais, utilizando madeira. Elisa tinha o desejo de trabalhar com um material completamente novo e diferente dos têxteis, aí que começou o desafio. O restultado foi um trabalho único e muito sofisticado, ela utiliza seus tecidos em tapetes, roupas, sapatos, bolsas e móveis.

 

ekisa

 

elisa

 

Publicado em: Cultura

Compor na Colômbia

Postado em 23/07/2015

      A feira IFLS (International Footwear and Leather Show) + EICI (Exhibición Internacional del Cuero e Insumos, Maquinaria y Tecnología) que acontece em Bogotá do dia 28 ao dia 31 de julho é conhecida como a plataforma de negócios mais importante da Colômbia e região Andina para o setor de calçado, couro e fabricantes. Onde se encontram profissionais da área de compra, design, componentes, tecnologias e serviços buscando novidades de moda e inovação. Juntamente com expositores nacionais e internacionais que exibem suas mais recentes coleções destacadas pela qualidade dos produtos e últimas tendências.

     Além disto, acontecem desfiles onde os designers de maior destaque e marcas que formam parte da cadeia produtiva do couro apresentaram suas coleções para a temporada. E apresentações de maquinários. Este ano a feira terá 24.000 metros quadrados com mais de 600 expositores, contando com a presença do Brasil, Equador, Espanha, México e Portugal. Outros espaços a destacar, seriam a agenda acadêmica em que terão conferências com temas da atualidade e bastante relevância para o setor da moda e indústria do couro e calçado e o Forum de Tendências, no qual se exibirão os últimos desenvolvimentos de texturas, cores, estamparia, componentes e desenho para calçado e maquinários.

    Te convidamos para nos acompanhar nesta experiência. Nós da Compor estaremos presentes mostrando nossos serviços de design, juntamente com a Assintecal, no pavilhão 8, stand 120. Das 9:30 as 19h.

      A IFLS + EICI é organizada peça Associação Colombiana de Indústrias de Calçado, Couro e suas manufaturas (ACICAM), uma entidade de carácter permanente, sem fins lucrativos, que tem como missão promover os interesses das empresas dedicadas a produção de calçado, couro e suas manufaturas. Tendo como base o foco de melhorar a produtividade e competitividade.

     Para maior informação sobre a ACICAM, entre em: www.acicam.org 

Publicado em: Cases

Inspiramais

Postado em 17/07/2015

   

      No dia 9 de julho encerrou, com êxito, mais uma edição do Inspiramais – Salão do Design e Inovação de Materiais. Reunindo cada vez mais profissionais da moda brasileira interessados em desenvolver produtos com assertividade em design e sustentabilidade, criando diferencial para o mercado interno e externo e total conectividade com o consumidor final.

      O Inspiramais é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil e Centro das Indústrias e Curtumes do Brasil (CICB).

     Foram apresentados diversos projetos, expondo matérias primas como tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens, para o verão 2016 e também um Preview de couros para o inverno. Houveram também ações de incentivo a abertura de mercados e novos negócios.

      Nós da Compor participamos pela primeira vez, expondo nosso trabalho com ótimos resultados para a empresa. Voltamos com ótimos contatos, tanto na carteira do design quanto no private label. Contatamos diretamente com marcas de calçados e empresas de componentes, que saíram impressionados com o trabalho desenvolvido por nós.

      O evento nos oportunizou contato com clientes da Colômbia e saímos do Salão muito satisfeitos com a primeira participação.

      O Inspiramais é um evento muito objetivo, trazendo bons resultados para todos envolvidos. O setor de componentes e matéria prima está evoluindo cada vez mais, mostrando muitos lançamentos para o mercado.

     Marcamos nossa primeira participação no Inspiramais com resultados muito positivos, durante e pós salão e já estamos ansiosos para o próximo.

 

 

inspira3

inspira2

inspira

Publicado em: Cases

MODA CO - Resultado

Postado em 29/06/2015

Moda Co

     A plataforma que busca unir designers e as inústrias da moda brasileira foi lançada há pouco mais de dois meses. A ideia é simples, a empresa divulga as características do projeto e os designers disputam para criar um novo produto. Foi realizado pela Abicalçados e Apex-Brasil através do projeto Brazilian Footwear, que tem como visão desenvolver a competência empreendedora e inovadora das indústrias calçadistas do Brasil. A proposta da plataforma nada mais é que aproximar os criativos e as indústrias que desejam aumentar o seu potencial em questão de desenvolvimento de produto. Com o formato de concorrência criativa, coloca as indústrias como donos do desafio, definindo escopo, prazo de entrega e acompanhando ativamente a construção do seu novo produto. Tudo é feito online.

     O resultado já saiu e foi comemorado pelo consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, ‘’Quando lançamos a plataforma, tínhamos o sentimento de estar prestando um grande serviço para o setor calçadista. O engajamento e o feedback das empresas nos deixam contentes e acima de tudo confirma nossa expectativa inicial. A Abi Calçados, com  a Moda Co, dá um passo a frente, trazendo o conceito de criação coletiva para um setor que, tradicionalmente tinha seus processos de desenvolvimento escondidos a sete chaves’’, comemora.

     Além das premiações dadas pelas empresas, Piccadilly, Bibi, Pampili e Kidy, a iniciativa também premiou o trabalho escolhido entre os mais de 800 designers na plataforma de criação coletiva, somando R$10 mil em gratificações.

Os vencedores desta edição foram:

Desafio Piccadilly

Prêmio empresa - Projeto: Fruit Salad in Closet | Autor: Roger Roos
Prêmio comunidade - Projeto: Bohemian Tribal Style | Autor: Laiz Gehrmann Boschetti

Desafio Pampili
Prêmio empresa - Projeto: DOTS | autor: Jéssica Stopinski Triaquim
Prêmio comunidade - Projeto: AMOR DE VERÃO | autor: Mario Mazetto Neto

Desafio Bibi
Prêmio empresa - Projeto: Stick Your Feet | autor: Maicon Ricardo de Matos
Prêmio comunidade - Projeto:  Stick Your Feet | autor: Maicon Ricardo de Matos

Desafio Kidy
Prêmio empresa - Projeto: Tênis Unissex Anfíbio| autor: Adriana Ferreira

Prêmio comunidade - Projeto: KIDY MOVEMENT | autor: Getúlio Luiz dos Santos

 

As empresas interessadas em participar podem entrar em contato com a Abicalçados!

 

     Achamos a iniciativa muito bacana e damos os parabéns a todos os envolvidos para fazer acontecer e para os contemplados!

Publicado em: Cultura

M2000 Está de volta!

Postado em 17/06/2015

 

      O tênis cheio de história e de estilo está de volta desde o ano passado. A marca fez muito sucesso entre o final dos anos 1980 e início dos 1990. A M2000 voltou após apresentar a primeira coleção na Francal 2014 e colocar no ar o e-commerce em novembro também no ano passado.

      Para quem não conhece, a marca foi criada em 1988. Em 1991 foi patrocinadora do brasileiro Christian Fittipaldi na Fórmula 3000, antiga categoria de acesso da Fórmula 1. O brasileiro foi campeão da temporada. A marca que era uma empresa familiar, agora é revivida por um grupo de empresários e tem Fabiano Martiniano, da família fundadora, como diretor criativo.

      Os modelos tem mais de 200 opções de variações de materiais e cores. Vem em estilo retrô e urban. Releituras dos modelos estão apresentados em modelos sneaker, running, cano alto e cano médio. E os materiais aplicados são napa, camurça e nylon, crus ou com tratamentos metalizados ou envernizados. O tênis continua 100% brasileiro, da criação até a produção, que é feita no interior de São Paulo. E aí, qual o seu?! Confira os modelos disponíveis em: www.m2000.com.br e em breve, teremos novidades!

Publicado em: Tendência

« Anterior
Próxima »