Athos Bulcão - Design de Superfície

Postado em 21/08/2015

 

"Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito. Um prêmio moral".    
 
Athos Bulcão

 

      Athos Bulcão é um dos artistas brasileiros que você deve conhecer melhor! Nascido no Rio de Janeiro, abandonou a medicina para se dedicar as artes. O artista plástico já fazia sucesso nos anos 1940 com murais que destacavam geometrias e formas estilizadas, mas em 1950 a sua carreira explodiu. 
Aos 21 anos foi apresentado por amigos, a Cândido Portinari, que o ajudou a aperfeiçoar as formas e cores. Trabalhou muito também com Oscar Niemeyer, de quem se tornou amigo. Foi amigo de alguns importantes artistas brasileiros modernos como Carlos Scliar, Jorge Amado, Enrico Bianco, Vinicius de Moraes, Burle Marx, entre outros.
      Athos sempre acreditou que um artista tem que saber o que fazer, não acreditava em inspiração. Antes de pintar, planejava as cores que usaria. Para ele o que existe é talento e bastante trabalho.
Suas obras são admiradas pelo público em geral, que entra em contato com a sua obra no seu dia a dia, passeando pela cidade. 
Em 1957 se mudou para Brasília e nunca mais saiu. Athos se tornou o artista de Brasilia,` realçando` o concreto e alegrando a cidade, suas obras carregam o convívio com a população e sua consideração por ela. 
      As intervenções do artista estão em várias obras arquitetônicas de Brasilia, painéis e relevos que foram feitos em parceria com Niemeyer e João Figueiras Lima.
Antes de pensarmos em suas obras como clássicas ou surrealistas podemos pensar como cinematográfica. Nos seus azulejos encontramos o grafismo criado com uma incrível habilidade com base em formas geométricas. 
Faleceu após uma parada cardiorespirátoria no dia 31 de julho de 2008, aos 90 anos.
 
 
 
 
 athos3
 
athos
 
athos2
 
 

Publicado em: Cultura

NOME

EMAIL

COMENTAR

COMENTÁRIOS