Maratona MUDE 2015

Postado em 01/10/2015

 
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      A Maratona MUDE, aconteceu no último final de semana, unindo moda e criatividade colocou em pauta o design brasileiro de calçados. Com o objetivo de incentivar o design e os novos talentos o evento é uma realização da Abicalçados e Apex-Brasil. Acontece em Porto Alegre/RS no BarraShopping Sul.
 
       Uma programação intensa que contou com palestras, oficinas, fábrica conceito, materioteca, mostra de design e diversas interações criativas. Além disso, a Batalha Criativa de 24 horas, em que quatro equipes formadas por designers, competem produzindo três protótipos de calçados.
A equipe vencedora foi a equipe Rosa, formada por Miriam Magalhães, Anderson Soares, José Dilceu dos Santos e Denise Maders. Os membros da equipe foram inspirados pelo tema `orgulho de ser brasileiro` e pela música ``Maria, Maria``, de Milton Nascimento. ``O objetivo foi mostrar beleza, força e orgulho da mulher brasileira que mesmo diante das adversidades se mostra batalhadora por uma nova realidade``, explicou Miriam. 
 
 
MARATONA
 
rosa
 
    A coleção vencedora que levou R$20 mil e troféu, homenageou três grandes mulheres brasileiras: Tomie Ohtake, artista plástica japonesa que foi naturalizada brasileira e tem o minimalismo como referência; Gisele Bundchen, modelo brasileira símbolo de beleza mundial e Zica Assis, fundadora do Instituto de Beleza Natural e símbolo da coragem e atitude. 
Segundo João pimenta, estilista que foi escolhido para mentor desta edição, o país precisa da Maratona MUDE, precisamos acordar para a criatividade. O evento cumpre a missão de mostrar e destacar não somente o criativo mas também valorizar o montador, funcionário das fábricas e os que colocam a mão na massa. ``Não tenho como expressar o quanto absorvi durante a Maratona, vou levar o que aprendi aqui para a minha vida` destacou o estilista.
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      Cláudia Narciso, diretora geral da Arezzo&Co, abriu o circuito de palestras falando sobre sua experiência no mundo da moda e ressaltando a importância da criação de coleções criativas e ao mesmo tempo comerciais. 
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      Na sequência, a palestra do apresentador Caio Braz destacou a importância da simplificação dos processos para uma comunicação eficaz com o público-alvo. Segundo ele, que possui marca homônima voltada ao mercado masculino, o sucesso da empresa está relacionado diretamente à assertividade em uma relação que leve em consideração informação, conteúdo, publicidade e entretenimento. “Estamos redefinindo os papéis na sociedade e isso precisa ser entendido pelas marcas. Vejo grandes grifes voltadas para o público jovem falando o que não queremos ouvir”, apontou.
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      “O jovem é o centro de influência da sociedade atual e precisa ser ouvido. Ele quer a economia de experiência e não mais o materialismo. A indústria está querendo vender roupas e calçados para quem não quer”, disse.  
 
      Braz também ressaltou a importância de estar na internet. “Existem mais celulares do que pessoas no Brasil. Além de importante, estar na internet tem um custo fixo baixo e concede resultados importantes”, disse. O profissional também foi enfático ao tratar da tão disseminada crise econômica pela qual atravessa o Brasil. Segundo ele, a turbulência não pode desestimular o empreendedorismo e sim o contrário. “É um ano difícil, mas é também o momento de arriscar mais, criar algo novo”, aconselhou.
      O evento também contou com Isabela Capeto, do Cristian Resende, diretor do Cartel 011 – plataforma que une cultura e consumo em São Paulo; da renomada estilista Fernanda Yamamoto, que falou sobre aspectos do processo criativo e a importância de o profissional seguir suas verdades e instintos; e da designer gaúcha Helen Rödel, que falou sobre sua marca homônima e a produção artesanal através do crochê. O evento encerrou com um bate-papo entre empreendedores das marcas Ocksa, Ciao Mao e Perky Shoes.
 
PALESTRAS
 
 
 
pimenta

Publicado em: Design

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