SPFW - Inverno 2016

Postado em 21/10/2015

 

      O tema da 40ª edição da SPFW é `Do Princípio ao fim`, marca que Paulo Borges, fundador do evento, define como novo ciclo. Voltando as origens da moda, discutindo o valor da mão de obra local. Celebrando os processos e as singularidades do fazer, conteúdos interativos que serão mostrados durante a semana, destacarão a capacidade humana de criar com as mãos, inspirando novas possibilidades do artesanal ao tecnológico, em constante evolução e sempre em busca de novos pontos de partida. A semana de moda começou domingo com Alexandre Hercovitch.

      Um dos estilistas que se uniu com a mão de obra artesanal local foi Ronaldo Fraga, que trouxe a temática para a coleção: `Seda é para sempre`, em uma parceria com o Vale da Seda, região no interior do estado do Paraná, que mais produz o bicho da seda em todo o Ocidente,cerca de 30% do fio da seda usado pela marca Hermes, vem de lá. João Berdu, diretor do Instituto Vale da Seda, afirma que a temática de Ronaldo Fraga, combina muito com o slogan que o  Instituto quer mostrar, segundo ele ambos prezam a origem do material e a sustentabilidade.

      Foi apresentado na passarela 10 looks em seda, e após, uma parte da coleção de inverno que vai para a loja de Ronaldo Fraga em Belo Horizonte e outros 30 pontos de venda em todo Brasil, serão confeccionados. Além da seda, Fraga também vai levar do Paraná a Renda Paraná, um trabalho de tricô feito em máquinas computadorizadas com o uso de fio 100% seda, um produto exclusivo do estado. 

 

rfrfr

 

rf

 

       O foco do estilista ficou nas delícias mais do que das dores do amor, ele buscou inspiração e pontos de partida, nos textos de Hilda Hilst, Fabrício Carpinejar, e também no livro `Um livro de amor` lançado pelas psicólogas Cristiane Mesquita e Rosane Preciosa. A trilha sonora foi do erudito ao popular. A coleção é 100% produzida no Brasil, com materiais nacionais. Apenas um colar, usa como pedraria uma lava de vulcão da Colômbia.

      No início do desfile Ronaldo já mostra que sua idéia é tirar o conceito de roupa com gênero, mesmo que ela pareça mais de um do que de outro, ambos os sexos podem usa-lá. Durante o desfile uma menina e um menino entram, vão até o fim da passarela e trocam de roupa em plena passarela e saem com a roupa do outro.

 

desfile ronaldo

 

``Não importa o nível intelectual, social, a idade ou de onde a pessoa vem: todo mundo tem uma história de amor para contar, que viveu ou gostaria de ter vivido. O amor nos une e nos nivela`` diz Ronaldo Fraga, horas antes do seu desfile. ``O que tem como efeito mais importante: imprimir a leveza de uma pluma ao peso da existência``, completa no seu release, que ele mesmo sempre faz questão de escrever.

 

      Outra estilista que aderiu a esta temática de maneira linda foi Fernanda Yamamoto, que apresentará o trabalho artesanal de rendeiras paraibanas. Ela foi até Cariri, que fica a 250 quilômetros da capital paraibana, para conhecer a renda renascença. As mulheres separam agulha e linha e vão desenhando os padrões do tecido de maneira calma, com tempo e precisão. Vão ser mostradas padronagens geométricas desenvolvidas com parceria de 60 artesãs do coletivo feminista Cunhã. 

 

fe3

fyfy

 

      Estamos ansiosos por estas e por outras criações da temática, enfim, teremos o valor da moda retomado.

 

Publicado em: Tendência

NOME

EMAIL

COMENTAR

COMENTÁRIOS