Compor - Viagem Cultural - A encantadora Oslo

Postado em 13/11/2015

     Este ano o Compor esteve viajando em busca de inspiração e aumentando a sua bagagem cultural. Hoje vamos falar sobre as impressões de Oslo, capital da Noruega, país localizado na Escandinávia que possui cada vez mais destaque em várias áreas além de petróleo, pesca e área marítima ganhando muita projeção em áreas como o design, a arte, inovação urbana, sustentabilidade, economia criativa e empreendedorismo. Além de ser uma das sociedades mais avançadas em igualdade de gênero no mundo. A Noruega é também um dos países mais ricos do mundo, além de ser considerado o mais pacífico.
      Uma das coisas que mais chamou atenção foram os opostos extremos da cidade de Oslo, ao mesmo tempo que a cidade tem 1000 anos de existência, possui também um design muito avançado, limpeza de linhas e formas, praticidade nas suas obras. Não é a toa que a Escandinávia é conhecida por este design limpo, inovador e funcional, quando falarmos em design precisamos olhar para a Escandinávia e seus profissionais da área.
     Oslo é a maior cidade do país, com quase um milhão de habitantes, sendo que o país possui um total de cinco milhões de habitantes, aproximadamente. E está entre os centros urbanos mais caros do mundo para se viver, juntamente com Paris e Tóquio. Lá acontecem as principais etapas do campeonato mundial de Sky Jump, considerado um dos principais esportes nacionais. Vale muito a pena conhecer a pista do esporte.
No domingo, assim como no Brasil com o futebol, o programa é assistir campeonatos nacionais de Sky Jump, as pessoas se mobilizam, juntam turmas, vão para neve e torcem pelos seus favoritos.
`Frio é questão de estar com a roupa adequada ou não`, como disse a guia que acompanhou nossa equipe por lá. As pessoas não deixam de fazer nada ao ar livre por estar frio, ou por causa da neve.
 
 
sk2
 
 
sk21
 
 
      Outro lugar muito bacana que atrai mais de um milhão de visitantes ao ano é o parque Vigeland, inteiramente projetado por Gustav Vigeland, assim como as mais de 200 estátuas deitas de bronze ou granito que estão espalhados pelo parque. Uma das obras que mais impacta os visitantes é o `Monolito`, um mosaico de seres humanos no velho formato fálico, bastante comum aos povos do mundo inteiro.
 
 
vigeland1
 
vigeland2
 
vilgeland3
 
 
      A Opera House também encanta e deslumbra os visitantes, é o centro de artes mais importante da Noruega. Um projeto do escritório Snohetta, é resultado de um concurso internacional realizado em 2000, que atraiu 240 inscritos de todo o mundo. O edifício com área construída de aproximadamente 38.500m2, custou 750 milhões de dólares. Um monumento que procura envolver os visitantes não apenas como objeto arquitetonico, mas também como proposta urbana, além de espaços para espetáculos, o programa da ópera inclui áreas para cerca de 600 funcionários da área técnica, oficinas, salas de ensaio, academia de ballet, além de escritórios administrativos. Os arquitetos conseguiram manter espaços bem servidos de iluminação natural e quando necessário, ventilação natural, incluindo grandes panos de vidro e jardins internos em algumas áreas.  Realmente Oslo é um lugar encantador, inspirador, que nos realiza, indicamos o destino para quem queira aumentar os horizontes.
 
 
opera1
 
 
 
gp

Publicado em: Cultura

NOME

EMAIL

COMENTAR

COMENTÁRIOS