Lixo de um, luxo de outro

Postado em 14/11/2013

Se há uma coisa que se aprende com o passar dos anos é que o que para uns pode ser lixo, descartável, para outros pode ser o luxo máximo. A consciência sobre este conceito vem aumentando muito nos últimos anos no mundo inteiro, o que faz com que o volume de “falso lixo” nas ruas, acabou diminuindo.

 

Aqui no Brasil, pode até parecer uma realidade um pouco distante, mas no restante do mundo já é possível ver iniciativas criativas e simples que podem mudar a rotina de muitas pessoas. Uma delas é o Goedzak, um projeto realizado pelo designer Simon Akkaya na Holanda que tem como objetivo o reuso de objetos considerados lixo.

 

 

A proposta é bem simples. Um saco de lixo transparente, onde as pessoas podem colocar tudo aquilo que usam mais, mas que ainda podem ter utilidade para alguém. Este saco é impermeável e pode ser colocado juntamente com os outros, onde as pessoas que passam podem retirar aquilo que quiserem. O bacana é que o próprio saco pode ser reutilizado depois, para colocar outros objetos “inúteis”.

 

Isso sim é um ótimo exemplo de consumo colaborativo diferente, e que faz bem à comunidade e ao meio ambiente. Basta saber se uma iniciativa assim daria certo em terras brasileiras.

Publicado em: Cultura

NOME

EMAIL

COMENTAR

COMENTÁRIOS