O PODER DAS CORES!

Postado em 06/03/2014

Cores, o que seria do mundo sem elas? As cores movimentam a vida e o cotidiano das pessoas, mexem com os sentidos e proporcionam sensações distintas em cada um dos seres-humanos que aqui habitam.

 

Desde sempre as cores tiveram uma utilização simbólica na vida das pessoas, sendo grandes influenciadoras do estado fisiológico e psicológico das mesmas. Mas, foi com o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1950 que as cores passaram a fazer parte da moda, trazendo feminilidade as mulheres da época. Depois disso as cores acompanharam as revoluções sociais, sempre em sintonia com os movimentos sociais de cada época.

 

 

A partir de então, as cores entraram para o universo fashion e passaram a marcar um papel importante, desde o desenvolvimento de uma coleção ao visual de uma vitrine a cor está presente, definindo qual vai ser a matize de cada estação.

 

E, ainda que possa parecer tarefa fácil, detalhar as cores de uma coleção depende de muita compreensão de comportamento e entendimento cultural. Deixar o gosto pessoal de lado e se manter atualizado são alguns dos cuidados essências nesta etapa do trabalho, que sempre anda em sincronia com os estudos oferecidos por diversos bureaus de moda, desfiles internacionais  nacionais e claro, a temática definida para cada coleção e cliente.

 

 

Além do trabalho de estilistas, pesquisadores e estúdios de design como a COMPOR, as cores também vem ganhando espaço em páginas/sites da internet. Um bom exemplo desta expansão é o site Follow the Colours, criado pela publicitária Carol T. More em 2009, o qual conta com o apoio de diversos colaboradores de conteúdo.

 

Fonte: Jornal Use Fashion Ano 10 – Nº 118 – Novembro 2013.

 

Publicado em: Tendência

NOME

EMAIL

COMENTAR

COMENTÁRIOS