Bienal Brasileira de Design 2015

Postado em 30/10/2014

 

     E a Bienal Brasileira de Design 2015 já tem local e data para acontecer. A cidade de Florianópolis foi escolhida para sediar o maior evento de design do Brasil que será realizado de 15 de maio a 12 de julho de 2015.

 

      O tema será ‘Design para todos’, que tem como proposta mostrar bons projetos que atendam a todas as pessoas, independente de idade, gênero, capacidade ou cultura, dentro do chamado design acessível ou design universal. Estão incluídos também produtos votlados para as faixas da população emergentes economicamente e projetos destinados ao uso coletivo.

 

      A Bienal vai se expandir por Florianópolis, com mostras em locais como o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e o Museu da Imagem e do Som (MIS), ambos no Centro Integrado de Cultura (CIC), o Museu Cruz e Souza, na Fundação Cultural BADESC e em espaços abertos da cidade. Um seminário internacional vai marcar a abertura do evento e outros seminários acontecerão ao longo dos dois meses de duração da iniciativa.

 

 

      O conjunto de exposições engloba a produção nacional, alguns recortes da produção internacional recente e aborta a produção de Santa Catarina (quarto estado mais industrializado do Brasil), estado conhecido pela produção rica e diversificada e com alto índice de desenvolvimento humano no país.


      As atividades da Bienal - exposições, seminários, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas - visam promover o reconhecimento do importante papel que o design representa para o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado e do País.

 

      Na curadoria esta Adélia Borges, jornalista e professora da história do Design que já fez exposições em cidades brasileiras e ainda em Amsterdam, Buenos Aires, Milão, Paris, San Francisco, Tóquio e Barnsley, Sleafor e Wimborne.

 

      Confira a entrevista com Adélia em que ela conta um pouco sobre a Bienal de Design de 2015: https://www.youtube.com/watch?v=6rJecgdDp4Y

 

      A identidade visual da Bienal foi desenvolvida pelo designer Pablo Cabistani, gaúcho radicado em São Paulo. O trabalho de Pablo buscou traduzir o tema da Bienal catarinense – “design para todos” – e concorreu com outros 90 trabalhos.  Cabistani explica que quis dar “um visual de celebração com um toque popart”. Para Roselie Lemos, Coordenadora Executiva da Bienal Brasileira de Design 2015, “a Bienal agora tem uma cara, que é vibrante, de energia, de vivacidade e de alegria, tudo aquilo que procurávamos”.

 

aplicação identidade visual

 


     A Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e pela Associação Catarinense de Design (SC Design).

 

 

     O site oficial do evento é: http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/

Publicado em: Design

NOME

EMAIL

COMENTAR

COMENTÁRIOS